domingo, 19 de fevereiro de 2017

Vegetarianismo!

Mentalidade alimentar



O que comes tu? Como te alimentas? Pensas no que comes?
Hoje em dia como me encontro no processo de me tornar vegetariano vejo algumas coisas as quais nem prestava atenção, em principal, e tema deste texto, a diversidade alimentar em restaurantes. Vivendo no interior de Portugal é em si um desafio para vegetarianos, pois as ofertas são escassez no seu melhor, embora haja alguns lugares onde se pode comprar comida vegetariana, continuo a reparar na falta de diversidade em restaurantes, em todas os menus que abro deparo-me com as opções de carnes, peixe, marisco, grelhados e sobremesas, mas até hoje ainda nunca tive o derradeiro prazer de ao abrir estes menus ver uma secção intitulada "vegetariano". Fico estupefacto que nesta época tão moderna, e com tantos incentivos para o avanço da nossa sociedade com uma mente "mais aberta", ainda haja esta frente resistente, que ignora ou simplesmente nem se lembra que nem todos comem o mesmo, e que vegetarianismo também devia ser uma escolha nos menus, não só de restaurantes mas de escolas e afins também.


Como é que sobrevives sem comer carne?
Esta e tantas outras perguntas são as quais sou confrontado numa base quase diária, as quais respondo e explico o porque... e passo a explicar o meu ponto de vista).
O derradeiro objectivo é não comer nada que seja ou derive de animais.
Cada um deve ter o seu próprio poder de escolha, e do meu ponto de vista é um pouco retrógrado comer seres que vivem, pensam, sentem e até amam. Principalmente quando existe boas opções que substituem produtos animais.
Deves ter falta de proteína!?
Esta é provavelmente a pergunta mais frequente, e não, não tenho falta de proteínas, ao contrario da crença popular não é só carne que tem proteína, tal como não é só o peixe que tem ômega 3, antes pelo contrario, a maioria dos alimentos de base animal têm um substituto vegetal com a mesma ou mais quantia de proteínas ou ómega 3 na sua composição.
Dando exemplos como, em vez de carne (entre 20% a 36% de proteínas), temos como alternativas soja (100g de soja em grão contêm 36,5g de proteína. Já em 100g de carne há 19g de proteína) ou ate mesmo espinafres que possuem uma concentração de 49% de proteína. Para substituir o dito ômega 3 do peixe temos sementes de chia que possuem 4 vezes mais ômega 3 que o salmão, ou até mesmo nozes que têm o dobro de ômega 3 de salmão também.
E estes são apenas alguns, dos imensos, substitutos vegetais para uma alimentação de base animal.
Agora eu não estou a dizer, nem insinuar, que aluem deve mudar a sua alimentação para vegetarianismo, apenas no meu mero ser escrevo este pequeno texto para trazer algum género de apelo para com todas as dietas alimentares. Mas e que tal experimentarem fazer um dia vegetariano por semana, com um gesto tão simples ao longo de uma vida, acreditem que podem marcar a diferença, pois iram salvar o seguinte:




E assim me despeço até uma próxima troca de olhares entre tu e estes textos, se feliz, vive e marca a diferença sempre que possível. 

Sem comentários:

Enviar um comentário